R$ 30,00
Comprar

Resumo:

Livro-reportagem sobre incêndios criminosos em Teresina, na década 1940. 

Trecho  do livro:

Em Cinturão de Fogo o senhor aborda os incêndios ocorridos em Teresina na década de 40. Por que escolheu se aprofundar nesse tema?

O que eu vejo sempre é a dificuldade ao acesso à história de Teresina. As abordagens que nós temos sobre assunto são ou acadêmicas, ou versões romanceadas. Eu decidi contar a história de maneira mais objetiva, através de um livro-reportagem, sem a linguagem academicista, para que as pessoas tenham acesso a esse importante episódio da história de Teresina e do Piauí.

É um fato que se confunde com a história de todo o estado, uma vez que as pessoas vitimizadas vinham do interior em busca de um pouso em Teresina, um pouso que fosse melhor para suas vidas.  Essas pessoas, aqui chegando, não encontravam guarida, então passavam a ocupar espaços no derredor da área urbana de Teresina e foram dando origem a comunidades inteiras, que não tinham a menor infraestrutura. Quando o Estado Novo surgiu, ele tinha essa proposta de urbanizar, em um primeiro momento, as capitais brasileiras.

O livro tem o objetivo primordial de traduzir para a linguagem do cotidiano essa parte importante da história de Teresina.

Leia mais

Ouça depoimento do autor


Autor: Toni Rodrigues
Editora: Nova Aliança - Entretextos
Páginas: 266
datapublicacao: 2013-12-31