• 23:27:33 rogel saindo da conversa...
  • 23:25:21 Dílson Lages saindo da conversa...
  • 23:24:19 cunhafilho Dílson, Boa noite e me desculpe pelos erros de digitação.
  • 23:23:43 cunhafilho Foi também pra mim um grande prazer conversar com vocês todos. Boa noite, Luis!
  • 23:23:14 Dílson Lages Amigo Cunha, agradecemos sua participação no bate-papo. Iremos editar neste momento, fazendo as correções. Sucesso na distribuição do livro. Obrigado e boa noite!
  • 23:22:02 cunhafilho Dílson Lages, as maiores dificuldade dos egressos de Letras são a concorrência, os salários aviltantes e o despreparo de grande parte dos professores recém-graduados.
  • 23:20:50 cunhafilho Autores a recomendar são muitos e variados no tempo e no espaço. Gosto dos românticos ingleses, gosto de Fernando Pessoa em inglês, gosto de Hemingway na ficção, a lista é longa ...
  • 23:18:16 cunhafilho Luiz, penso que jovens tradutores deveriam traduzir os primeiro escritoeres de que gostem, como é o meu caso, Estou traduzindo poesia e o faço por diletatismo, escolho poetas de varias gerações.
  • 23:18:13 Dílson Lages Boa noite, amigo Rogel
  • 23:16:50 rogel boa noite
  • 23:16:33 Dílson Lages Boa noite, poeta e professor Luiz Filho. Entretextos agradece sua participação
  • 23:13:56 Dílson Lages Quais, ao seu ver, as maiores dificuldades dos egressos ao curso de letras?
  • 23:13:54 Luiz Filho Boa noite a todos. Foi um imenso prazer participar dessa conversa. Senhor Cunha Filho, saudações.
  • 23:12:22 Luiz Filho Como tradutor de língua estrangeira, quais os autores que recomendaria ao jovem tradutor?
  • 23:12:01 cunhafilho Sim dessa forma, por merecimento mesmo, por concurso sério, vale o que disse próprio secretario de São Paulo.
  • 23:06:48 cunhafilho Luis, eu desconfio dos discursos de quem está no poder e serve a determinado partido político. O ensino público é uma terra arrasada no Rio e creioç que em ooutras partes do país. Meritocracia para mim...
  • 23:01:06 Luiz Filho Meritocracia no sentido de que os professores somente terão aumento de salário, por exemplo, se passarem em provas, por
  • 23:00:21 cunhafilho Acredito que Antonio Candido foi decisivo na minha formação ensaística. A minha tese de doutorado se fundamenta num estudo dele, A dialética da malandragem, um estudo clássico, muito útil ainda pra entender os mecanismos sociai
  • 23:00:00 Luiz Filho Recentemente, o secretário de educação de São Paulo, criou medidas que estabelecem
  • 22:58:10 cunhafilho Descupe-me, houve um probvlema técnico. Vamos con tnuar. Sim, LKuis Costa Lima(muito pouco) Li os estruturalistas (muito pouco), Li,depos, Terry Eagleton, Culler, Wofgang Kayzer, Vítor Manuel , Carlos Reis, etc, etc.
  • 22:49:08 cunhafilho Luis Filho, não as escolas que preparam mal os estudantes, não aquelas grandes escolas privadas ou públicas, como o Colpegio Pedro II, o Colegio Militar, onde trabalheii. Mas, quand eu falo em discilinas complementares da educação
  • 22:48:26 Dílson Lages. É sabido que o senhor faz crítica literária com responsabilidade e primor.Quais livros e quais autores foram mais importantes na sua formação de crítico literário?
  • 22:48:20 Luiz Filho 2008 voltou a estabelecer a Sociologia e a a Filosofia como disciplinas?
  • 22:46:50 rogel estou atrasado, desculpem-me
  • 22:45:48 rogel entrando na conversa...
  • 22:43:58 cunhafilho Sim é claro, deveria haver curso de criação literaria que fosse dado poeloçs pr´çprios criadores de vias, os escritores, Estes é que sabem mesmo dos mecanismos da criação literária.
  • 22:41:28 Luiz Filho. Ao falar do preparo dos estudantes para a universidade, o senhor refere-se à Economia, à Política, à Psicologia e à Psicanálise. O senhor acredita que as escolas de educação básica terão essa excelência, já que a LDB somente em
  • 22:40:54 cunhafilho No meu livrinho faço restrição a essa situação da hipertrofia teórica em detrimento da leitura por prazer e para discussão. Discutir a obra lliteraaria não é apenas fazer levantamentos de dados teóricos, mas discutir a oé
  • 22:39:19 Dílson Lages. Não deveria haver espaço para a criação literária no curso de letras?
  • 22:37:45 cunhafilho Díson, é verdade. A teoria paira acima da prática. Em vez de ler-se o escritor, lê-se mais a teoria. O aluno, por sua vez, perde o przer dao que é é a leitura prazerosa.
  • 22:34:04 cunhaf222 Dilson, me perdoe, me atropelei com as respostas que dei ao Luis. Mas, quro lhe responder tam´pem com o maior prazer.
  • 22:33:04 cunhaf222 Deixe-me, LKuis , complementar o que penso da docência unvesitária em nosso país apartir dam inha experi~encia nem faculdades paarticlar. É a pior possível. Parece que todos são iniigos entre si, há paen las e pan elas, gurpos n
  • 22:30:10 cunhafilho Luiz Filho. É verdade, na minha graduação, que já vai longe, havia , no curso modalidade português-inglês, grupos de highbrows que nem falavam com os lowbvrows a que eu pertencia. Eramos colocados como se fôssemos de segunda.
  • 22:28:45 Dílson Lages. Ou seja, literatura, antes de ser um arcabouço de teorias, não deveria ser sinônimo de prazer?
  • 22:28:15 Dílson Lages. Hoje há um grande debruçar-se sobre a teoria e menos sobre as obras. Professores especialistas em citar e em resumir, mas que diminuem o valor da vivência nas discussões das obras. Como o senhor vê esse cenário?
  • 22:26:37 Luiz Filho. Quando faz recomendações sobre o que o estudante deve evitar, o senhor fala das "panelinhas" nas universidades. Como o senhor conviveu com esse tipo de situação na sua graduação e na docência universitária?
  • 22:26:24 cunhafilho Dílson, é incalculávael. No meu livrinho falo da importância desse veículo que, se usado para o bem, dá muito frutos, sobretudo no âmbito da cultura. Pra mim , é uma mão na roda. O professor atualizado deve utilizar a internet
  • 22:21:49 Dílson Lages. Qual sua avaliação sobre o impacto da internet na formação do professor hoje?
  • 22:21:33 cunhafilho A conversa está muito boa.
  • 22:19:43 cunhafilho Luiz Filho, você leu mesmo o livro, é leitor atento e gosto disso. Sim , mesmo no meu tempo de graduação havia , não por que, alunos que entravam pra faculdade completameante despreparados e até sem a mínima competência